A Vida Interior Monólogo que se transforma em diálogo
De acordo com Garrigou Lagrange: “A Vida interior é uma forma mais elevada desse diálogo de cada um consigo mesmo, quando este se torna, ou tende a tornar-se, uma conversa com Deus”
O fato é que em nossos tempos os estímulos são quase infinitos para nos roubar desta vida interior. O ruído ao nosso redor é constante, basta ver a nossa dificuldade em silenciar para meditar ou ter momentos de intimidade com Deus.
Estamos conectados a internet, mas desconectados de nós mesmos e de Deus.
A parábola de Jesus sobre o homem que vende tudo o que tem para comprar uma pérola de grande valor resume bem esta ideia da vida interior ser o único necessário. Como dito no final do primeiro texto, o que é a vida interior? Parte I.
Em sua visita à casa de Marta e Maria, o bom Jesus chama atenção para a mesma verdade usando a frase inesquecível:
“Uma só coisa é necessário, Maria escolheu a melhor parte que não lhe será tirada”.
Se olharmos para a vida de Santo Tomás que indagado por Cristo sobre o que gostaria de receber como recompensa por escrever tão bem sobre Deus, Tomás deu a seguimento resposta a Cristo: “Nada além de vós mesmo”.
A Vida Interior e a Intimidade com Deus
A vida interior ou a busca da Intimidade com Deus é o fundamento de uma vida com verdadeiro sentido. Este é inclusive um dos motivos da encarnação do Verbo, unir o homem a Deus.
A alma humana, com suas faculdades, inteligência e vontade, quando bem ordenadas, tendem para o bem. Ora, todo homem busca a felicidade que se encontra no bem por excelência. Ao se questionar sobre o mundo, a vida e a existência, por uma sucessão de escolhas entre o bom e o melhor, o homem pode chegar a conclusão sobre qual é o bem por excelência, conclusão esta já alcançada pela filosofia que vê em Deus o Sumo Bem.
Era necessária a revelação ou o advento do próprio Deus na pessoa do Cristo para nos ensinar o “quão suave é o Senhor” e para nos ensinar a chamar a Deus de Pai. Para ter vida interior plena não basta que um homem fique pensando na vida sem adesão a verdade em palavras e obras. É preciso ir conformando a vida e as escolhas ao Sumo Bem que é, segundo a doutrina católica, o próprio Deus em três pessoas.
A Vida Interior e a Felicidade
Na busca pela felicidade o homem pode errar e buscá-la nos prazeres, riquezas e egoísmo. O diálogo de um homem consigo mesmo o leva aos erros descritos acima, não é possível dizer que ele possui vida interior. Porque tudo isso o leva a morte. Para começar a ter vida interior, esse diálogo precisa elevar o homem e não o rebaixar.
Quando pela Fé e Batismo o homem sabe que Deus está no fundo do seu coração, esse monólogo consigo mesmo pode se transformar em diálogo com o próprio Deus. E só assim ele começar a ter e a tender a vinda interior. É a conclusão de Santa Elizabeth da Trindade:
“Deixo-te a minha devoção pelos Três (SSa. Trindade). Vive dentro de si mesmo com Eles, no céu de tua alma” (C 269).
Conheça mai sobre a Vida Interior adquirindo o livro O Salvador e seu Amor por Nós