Autoconhecimento e Progresso na Vida Interior 

Autoconhecimento e progresso na vida interior

 O ‘conhece-te a ti mesmo’ é vital para o progresso na Vida Interior. 

O autoconhecimento é muito importante para o progresso na Vida Interior. “Todos os danos provêm de não nos conhecermos devidamente”, dizia Santa Teresa D’Ávila. Neste esforço de se conhecer, a memória tem um papel muito importante. Nas palavras do filósofo Louis Lavelle, ela a memória “é o melhor instrumento do conhecimento de si”. Mas é, sobretudo, em oração que o Mestre Interior das almas, ou seja, o Espírito Santo, te revela suas virtudes e vícios, forças e fraquezas. O ‘conhece-te a ti mesmo’ é vital para o progresso espiritual. 

Conhecer a si, saber quais são as suas virtudes ou vícios, responder o que te deixa alegre ou triste, perceber o quanto você está próximo ou distante dos modelos perfeitos de santidade que são Jesus e Maria. Entre outras perguntas que só podemos encontrar a resposta olhando para dentro do coração. 

Para responder a estas e outras questões e ter um norte para vencer vícios e adquirir virtudes, quatro aspectos são essenciais:

Os 4 aspectos para o autoconhecimento

O Espírito Santo: que é quem te vê e te conhece, e com a sua graça que nunca falta, vai te revelar quem você é ou tem sido de verdade.

Você mesmo: que com a sua memória e sinceridade precisa colocar-se em oração e perguntar para o Espírito Santo: Quem sou eu? Quais os meus vícios, quais as minhas virtudes? Que tipo de devoto eu tenho sido? Por qual motivo eu tenho agido assim? 

Conhecer os modelos de virtude: Neste caso, a Sagrada Escritura e a vida dos santos estão repletas de exemplos para te ajudar. Ser santo é tornar-se semelhante a Jesus. A Virgem Maria e os santos são luzes que iluminam o caminho para a imitação de Nosso Senhor através das virtudes, em especial a caridade.

Nunca perder de vista a misericórdia divina: não tenha medo deste processo. Não minta para si. Seja misericordioso com você. Pode ser que você vá encontrar muita miséria dentro de si, mas Deus é misericordioso para te ajudar a melhorar e perdoar sempre.

Conselho de São Francisco de Sales para fazer esta oração e pedir a Deus a graça de conhecer-se e conhecê-Lo:


1. Põe-te na presença de Deus.

2. Pede Luzes ao Espírito Santo, como Santo Agostinho, que exclamava diante de Deus, em espírito de humildade: Ó Senhor, conheça eu a Vós e conheça-me a mim mesmo! Dize com São Francisco: Quem sois vós, meu Deus, e quem sou eu? Protesta que não queres conhecer o seu adiantamento para te regozijares em ti mesma (alma), mas unicamente para te alegrares em Deus, glorificá-lo e agradecer-lhe. Protesta também que, se, como pensas, achares muito diminuto progresso ou retrocesso, de nenhum modo te deixarás abater ou desanimar, mas que, ao contrário, procurarás te animar e melhorar, reparando as tuas faltas com a graça de Deus (São Francisco de Sales, Filotéia). 

“O caminho para atingir o conhecimento verdadeiro e a experiência de Deus é este: nunca abandonar o autoconhecimento” (Santa Catarina de Sena).

plugins premium WordPress