Conheça a Oração a São João Apóstolo e Evangelista. Filho de Zebedeu (Mc 1,20; Mt 4,21), irmão de Tiago Maior (Lc 5,10), discípulo de João Batista (Jo 1,35-41), foi dos primeiros a seguir a Cristo. É o discípulo amado que na última ceia pousou a cabeça sobre o peito de Jesus (Jo 13,23-25). Testemunha da transfiguração (Mt 17,1) e da agonia do Senhor (Lc 14,33), está junto à cruz, onde Jesus lhe confia a Mãe (Jo 19,26-27). Com Pedro, viu o sepulcro vazio e acreditou na ressurreição do Senhor (Jo 20,1- 9). Evangelista teólogo, penetra profundamente no mistério do Verbo encarnado, cheio de graça e de verdade (Jo 1,1-14).
Na primeira carta, vértice de toda a teologia sapiencial, dá-nos a mais elevada definição da divindade: Deus é amor (1 Jo 4,8). Exilado na ilha de Patmos, foi arrebatado em êxtase no dia do Senhor (Ap 1,9-10) e teve as visões que descreve no Apocalipse, último livro do Novo Testamento.
A sua memória a 27 de dezembro é recordada num “Breviário” siríaco de finais do século IV e no martirológio jeronimiano (séc. VI). O P. Dehon escreveu: “S. João foi formado como modelo dos Sacerdotes do Coração de Jesus sobretudo no Cenáculo e no Calvário. Sobre o Coração abrasado de amor do seu divino Mestre e aos pés da cruz, tornou-se vítima do Coração de Jesus, vítima de amor e de reparação” (DSP 57)
Oração a São João Apóstolo e Evangelista
S. João, Apóstolo e Evangelista, fostes o mais íntimo confidente das palavras de vida que brotavam dos lábios de Jesus; o mais próximo da sua glória, no Tabor; do seu coração, na Ceia; da sua Cruz, no Calvário.
Ó Apóstolo do Amor, sois por excelência a testemunha da fé, da verdade e da caridade. Pelo amor e fidelidade ao Mestre, sois o protetor de todos os cristãos;
Dos sacerdotes: vivestes o sacerdócio em toda a sua plenitude;
Da virgindade: sois o apóstolo virgem;
Das mães, merecestes ser dado por filho à Mãe de Deus;
Das crianças e dos jovens: fostes o mais novo dos apóstolos;
Dos velhos: é como ancião que vos apresentais nas Epístolas;
Dos que sofrem: padecestes ao pé da Cruz;
Das almas contemplativas: estivestes no Tabor;
Dos pobres: por eles trabalhastes nas minas de Patmos;
Dos doentes: curastes os enfermos;
Dos males do corpo e do espírito: após traçar o sinal da cruz, bebestes do cálice com veneno e ressuscitastes os mortos;
De todas as pessoas que querem dedicar-se aos seus irmãos e amá-los em Deus: a caridade não pode ter ideal mais puro que o do amigo de Jesus.
Ó Apóstolo, orador da divindade, pela grandeza de vossa vida e pelos dons que recebestes, sem cessar, intercedei por nós diante do Pai, do Filho e do Espírito Santo, agora e sempre. Amém